Ao contrário de que muitas pessoas pensam, o investimento em ações não é algo que só experts consigam fazer. Além disso, não é preciso milhares de dólares para começar. Há no mercado várias possibilidades para quem está entrando nesse mercado.
No entanto, é necessário ficar atento a alguns detalhes importantes, como quais ações comprar, qual o perfil de investidor que você tem, e onde comprar tais ações. Para isso, fizemos este artigo, no qual explicaremos em detalhes os passos iniciais do investimento em ações.
Vamos começar entendendo o que são ações propriamente ditas. Confira a seguir!
O que são ações?
O capital de uma empresa pode ser divido em milhões de pedaços, os quais chamamos de ações. Uma parte pertence aos sócios e outras aos empreendedores. Além disso, mais uma porcentagem dessas partes podem ser colocada para negócios na bolsa de valores, onde elas serão compradas e vendidas a todo o tempo. Os investidores que fizerem a aquisição desses papéis passarão a ser chamados de acionistas.
O principal objetivo de quem compra ações de companhias abertas é possibilidade de receber uma parte do lucro obtido por elas. Esses valores, também chamado de dividendos, são distribuídos, proporcionalmente, aos acionistas conforme o número de ações que cada um deles possui.
Outra maneira de ganhar dinheiro no mercado de ações é através da valorização das ações. As cotações mudam com o tempo à medida que a empresa cresce e a economia e os mercados se movem. Lucra quem compra ações por um valor mais baixo as vende quando as mesmas se valorizam.
Tipos de ações
As ações compreendem diferentes classificações quanto aos direitos oferecidos aos seus compradores. Veja abaixo os principais tipos de ações no mercado:
Ações ordinárias (ON): este tipo de ação dá ao investidor o direito a voto nas tomadas de decisões da empresa. O poder de voto está diretamente ligado à quantidade de ações ordinários que o investidor detém.
Ações preferenciais (PN): Com as PNs o investidor não tem direito a voto, no entanto esse tipo de ação oferece a preferência na hora de receber dividendos, ou seja, a divisão dos lucros da empresa.
Certificado de depósito de ações (Unit): Units são ativos financeiros compostos por mais de um tipo de ação. Isso acontece quando o investidor compra ações diferentes em um mesmo pacote.
Ações blue chips: Ações com um maior volume de negócios na bolsa recebem o nome de blue chips. Como exemplo de blue chips na B3 podemos citar a Ambev e a Petrobras.
Mid caps: Já quando o volume de negócios é intermediário, as ações recebem o nome de Mid Caps.
Small caps: As Small Caps são as ações mais baratas, ligadas a empresas menores e, consequentemente, com um volume de negócios menor.
Investindo em ações
Muitas pessoas pensam que investir em ações é algo complicado, mas não tem mistério: Atente-se a essas 4 dicas abaixo:
Definir os objetivos: Antes de começar a investir em ações, é necessário ter em mente quais são os seus objetivos com os investimentos. Faça os cálculos de quanto tempo será necessário investir para atingi-los.
Perfil de investidor: Você pode investir em ações com diferentes estratégias. Portanto, ter um perfil de investidor claro e saber quanto risco você está disposto a correr pode ajudar a determinar quais destas possibilidades são melhores para você.
Abrir um conta na corretora: Depois de definir seus objetivos e perfil de investidor, o próximo passo é abrir uma conta em uma corretora, transferir fundos e começar a investir nas ações desejadas, colocando ordens de compra e venda.
Investimentos: À medida que as operações se fecham, e dentro de seus objetivos e estratégia, monitore regularmente o desempenho de seus investimentos para verificar se estão alinhados com sua estratégia e fazer possíveis alterações, caso julgue necessário.
Abrir um conta numa corretora de investimentos
A primeira coisa que deve ser feita para começar a investir, é abrir uma conta na corretora de valores de sua preferência. Mas afinal, o que é um corretor da bolsa e o que ele faz?
A corretora é uma instituição que atua no mercado financeiro e presta serviços de intermediação para compra e venda de títulos financeiros a seus clientes. Eles operam principalmente na bolsa de valores. Eles são um meio para você obter produtos financeiros.
Confira abaixo as opções mais conhecidas no mercado:
A abertura de conta será guiada pela própria corretora selecionada.
Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?
Veja abaixo as principais formas de ganhar dinheiro na bolsa:
Longo prazo: Nesse modelo, os investidores compram ações para manter por meses ou anos. Isso é ideal para investidores que pensam em lucros a longo prazo e têm paciência para manter ações de acordo com seus objetivos. Uma estratégia amplamente utilizada por esses investidores é a position trade.
Day trade: esse modelo consiste na operação de compra e venda de ativos ou derivativos na bolsa em um único dia. O objetivo é lucrar com as flutuações de preços ao longo do dia.
Dividendos: Há na bolsa de valores ações de empresas que dividem os lucros ganhos com seus acionistas. Estes repasses são os chamados dividendo. Além de lucrar com a valorização das ações, o investidor recebe a parte dos lucros.
Curto prazo: São negociações que ocorrem durante um período de dias, semanas ou meses. As estratégias de curto prazo são frequentemente usadas com técnicas de negociação de swing e exigem mais rastreamento do mercado.
Operações de short ou vendidas: Há a possibilidade de lucrar com ações em queda. Nesta operação, você aluga as ações, as vende e as devolve ao proprietário. Esta é uma estratégia avançada, mas muito eficaz.
Aluguel de ações: Como dito anteriormente, para fazer os chamados shorts é necessário alugar as ações de alguém. Então pode-se obter lucro alugando ações para este tipo de investidor.