Na hora de escolher um curso EAD deve-se levar em conta a faculdade que está oferecendo a graduação. Diversas instituições se destacam nesta modalidade aqui no Brasil. E para te ajudar a escolher, listamos neste post as melhores faculdades EAD do Brasil.

PUBLICIDADE

Além disso, separamos algumas informações que irão te ajudar a decidir a que melhor se encaixa no seu perfil de estudante. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue lendo!

Veja também:

PUBLICIDADE

Certificado de cursos online tem diferença do presencial?

Faculdades EAD

Antes de obterem o direito de abrir turmas, as faculdades EAD passam por um processo de controle de qualidade. E como em qualquer universidade presencial, todos os cursos são avaliados regularmente pelo MEC.

PUBLICIDADE

De fato, um diploma de um curso a distância credenciado pelo MEC é tão valioso quanto um curso presencial e pode demonstrar elegibilidade para um processo seletivo de emprego, concursos públicos que exigem ensino superior e até mesmo para a pós-graduação.

Como funciona a avaliação do MEC para as faculdades EAD

Para poder oferecer cursos a distância, cada universidade precisa passar por um rigoroso processo de autorização do MEC. Itens como qualificação de professores, programas de ensino, instalações físicas nos centros de campo e infraestrutura de tecnologia para apoiar os alunos são avaliados.

Depois que os cursos EAD já estão em andamento, a instituição  recebe dois conceitos distintos pelo MEC:

  • Conceito Institucional (CI): nota atribuída após visita in loco que avalia todos os aspectos da instituição.
  • Índice Geral de Cursos (IGC): considera a média das notas que a instituição obteve em todos os cursos de graduação e pós-graduação.

Além disso, o MEC também avalia individualmente cada curso que a faculdade EAD oferece. As notas emitidas são o Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade. É possível que alguns cursos não possuam algumas destas avaliações, devido elas serem feitas em um certo período de tempo.

Faculdades EAD melhores avaliadas pelo MEC

Classificamos abaixo apenas as faculdades EAD com nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI).

Confira a lista a seguir:

(UFSC) Universidade Federal de Santa Catarina  – Pública

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 5

(UNIFESP) Universidade Federal de São Paulo  – Pública

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 5

(UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro  – Pública

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 5

(EBAPE) Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas  – Privada

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 5

(SLMANDIC) Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic  – Privada

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 5

(UFLA) Universidade Federal de Lavras  – Pública

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 5

(FGV-EAESP) Escola de Administração de Empresas de São Paulo  – Privada

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 4

(DIREITO RIO) Escola de Direito do Rio de Janeiro  – Privada

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 4

(PUC-RIO) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  – Privada

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 4

(UFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte  – Pública

  • Conceito Institucional (CI): 5
  • Índice Geral de Cursos (IGC): 4

Vantagens de estudar a distância

Confira, abaixo, algumas vantagens ao optar por estudar a distância.

Flexibilidade

Um fator que faz com que muitos alunos busquem o EAD é a flexibilidade de estudar a qualquer hora, em qualquer lugar, e até mesmo a oportunidade de combinar estudo com trabalho.

O Ensino a Distância também é muito benéfico para quem trabalha ou mora longe da faculdade. Esta é a sua situação? Então, saiba que você não precisa ir ao campus para ter uma educação de qualidade.

Tempo

Outra vantagem percebida por quem opta pela modalidade EAD é carga horária das aulas que é exatamente a mesma do currículo tradicional estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação). Portanto, os alunos em ambas as modalidades precisam ter a mesma quantidade de tempo de estudo.

No entanto, os alunos que estudam remotamente podem optar por estudar em casa, economizando tempo no deslocamento diário. Com esse tempo extra, os alunos podem dedicar mais tempo às atividades complementares, tirar o máximo proveito da faculdade e ter mais tempo para ler, trabalhar e se preparar para os exames.

Variedade de cursos

A variedade de opções de cursos é outra vantagem da modalidade EAD. Com o aumento do interesse por essa modalidade, muitas instituições expandiram suas ofertas de cursos.

Hoje, há treinamento online de bacharelado, técnico e de licenciatura em diversas áreas, incluindo administração, marketing, contabilidade, engenharia e muito mais. Além disso, quem já se formou e quer continuar os estudos para aprender novas habilidades e se destacar no mercado também pode optar, por exemplo, por cursos online de curta duração.

Menor custo

O valor das mensalidades é outra vantagem importante, para quem opta por cursos a distância. As mensalidades dos cursos presenciais são bastante altas, principalmente devido à estrutura da faculdade e aos valores que existem nos cursos presenciais. Já no EAD os valores são bem menores, isso porque, não há necessidade de um investimento constante neste formato.

Por outro lado, a estrutura online do curso é diluída nas mensalidades dos alunos ao longo do tempo, de modo que as empresas responsáveis ​​passaram a incorrer em custos negativos por aluno. Não é incomum que os cursos de tecnologia sejam ridiculamente baratos e acessíveis, o que definitivamente permite que qualquer pessoa comece a aprender remotamente.

Para saber mais sobre a avaliação das faculdades EAD no país, acesse o portal do MEC.