Na preparação de um currículo se deve ter cuidados minuciosos para não errar em nada. A final de contas, é a partir dele que o empregador terá uma noção sobre o seu perfil profissional.
E por causa da importância desse elemento na hora de se candidatar para uma vaga de emprego, fizemos este artigo. Separamos os principais pontos que se deve atentar na hora da preparação do currículo vitae. Leia este post até o final para não perder nenhuma dica!
Confira as dicas para montar o seu currículo
1 – Vá direto ao ponto
Os empregadores raramente leem currículos na íntegra. Portanto, é importante resumir da melhor forma possível. Em suas qualificações, insira o nome da instituição, os cursos que fez e a duração, levando em consideração o ano (e mês, se necessário) de início e término.
Na experiência, além do nome da empresa ou organização em que trabalha, informe o período e descreva brevemente as principais atividades que desempenhou em cada função.
2 – Revise várias vezes
Na hora de elaborar o currículo, você tem que deixar a preguiça de lado. Isso ocorre porque a documentação precisa ser revisada várias vezes para não haver nenhum erro.
Além de verificar todos os dados, preste muita atenção à gramática e à ortografia. Erros de português nos currículos são extremamente indesejáveis. Goste ou não, dá a impressão de falta de preocupação profissional.
3 – Área de atuação
Após os dados pessoais, antes de descrever a sua experiência e formação, o melhor é apresentar em poucas palavras uma área de atuação bem definida, enfatizando pontos-chave. Essas informações devem comunicar qual sua área de trabalho de forma rápida.
Este não é o espaço para informar o cargo desejado (gerente de compras, assistente de negócios, analista de redes sociais). É importante saber diferenciar cargos e áreas de atuação!
4 – Personalização
Para economizar tempo, é normal criar um currículo padrão que possa ser enviado a diferentes empresas. No entanto, esta não é a melhor prática para elaborar o currículo perfeito.
O ideal é montar seu currículo de acordo com a vaga para a qual irá se candidatar e ficar atento aos requisitos exigidos pela empresa. Além disso, é uma boa ideia alterar o cargo que aparece após o seu nome para corresponder exatamente à função anunciada pela empresa.
5 – Objetivo profissional
Existem diversas maneiras de preencher a parte do objetivo profissional. Mas destacamos duas que podem ter um melhor aproveitamento. Primeiramente você pode falar aonde pretende chegar após ocupar o cargo desejado: “Pretendo atuar com comprometimento e dedicação total aos objetivos da empresa”.
A segunda opção é falar sobre a vaga na qual pretende atuar. Como exemplo, pode falar o seguinte: “Desejo o cargo de assistente administrativo, para por em prática minhas habilidades e assim contribuir ao crescimento da empresa”.
Independente da forma escolhida, é necessário ser assertivo na sua declaração. Frisando que seus objetivos profissionais correm para o mesmo lado do crescimento da empresa.
Veja também:
10 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego
6 – Escolha tamanho e formato adequados
Quando um currículo é bem objetivo tende a ser mais curto. Não existe uma regra oficial sobre o número correto de páginas, mas é melhor não ultrapassar duas páginas.
Para formatação, use fontes de fácil leitura, como Arial, Verdana e Times New Roman, tamanho de texto 12, título e subtítulo 14 ou 16 e as cores automáticas do editor de texto.
Divida bem todas as informações e prefira um layout mais limpo. Se o seu CV for impresso, use uma folha de papel A4 branca.
7 – Mantenha as informações atualizadas
Mais importante ainda, os dados desatualizados devem ser tratados com cuidado. Você trocou de telefone? Altere os números em seu currículo. Decidiu se mudar para outra cidade para estudar? Altere seu endereço. Fez outro curso ou fez estágio? Não deixe de fora informações. Isso aumentará suas chances e tornará seu perfil mais interessante.
8 – Destaque suas habilidades
Para conseguir um bom emprego hoje, você precisa de habilidades que vão além dos fundamentos de sua carreira. Algumas das mais procuradas atualmente são as soft skills, ou habilidades interpessoais. Por outro lado, algumas habilidades práticas chamadas hard skills também podem destacar seu CV, como o entendimento de linguagens de programação.
Erros mais comuns
- É muito importante evitar frases clichês e expressões genéricas no seu currículo. As empresas contratantes valorizam bastante a criatividade do candidato;
- Evite colocar experiências sem nexo com o cargo pretendido;
- Se não for solicitado as referências profissionais, evite. Sepere um documento extra com essas informações e entregue ao entrevistador apenas se for pedido;
- Escolha fontes de fácil leitura. Evite fontes extravagantes;
- Caso você esteja em dúvida sobre a inclusão de informações extras, como alguma atividade, prêmios recebidos, publicações de artigos, por exemplo, apenas faça um referência sobre isso na apresentação;
Sites e apps para montar um currículo online ou pelo celular
Veja abaixo alguns sites que podem ajudar a formatar seu currículo: